quarta-feira, 26 de setembro de 2007

CRITICAS E SUGESTÕES EM UMA PROFISSÃO

Profissionalismo

Você que está desempregado sabe, melhor do que ninguém, o quanto ficou difícil encontrar um emprego de uns anos para cá. É que essa nova realidade, trazida com a chamada globalização, trouxa uma série de mudanças em nosso país e na nossa economia. Não são apenas os trabalhadores, mas também as empresas, fábricas e comércio, e todos os setores da nossa economia, que estão tendo que mudar para assimilar essa nova realidade.

Os efeitos da globalização

Mas o que, afinal, significa globalização? De forma resumida, podemos dizer que a economia e o mercado de alguns países estão com menos barreiras, mais abertas, em contato direito com vários outros países, com os quais se estabelece uma maior relação de troca, de importação e exportação, prestação de serviços , etc. Uma empresa, por exemplo, que antes atendia o mercado brasileiro apenas, agora pode se expandir e atender ás necessidades do mercado de outros países. Por outro lado, muitas empresas brasileiras podem deixar de existir, já que ficam fragilizadas diante da enorme competição mundial pelo mesmo produto ou serviço.

O que eu tenho com isso?

Todos nós sofremos, de alguma forma, o impacto na globalização que atingiu nosso país. Por isso, cada vez mais as empresas e seus profissionais precisam estar se atualizando e assimilando as constantes transformações provocadas pelo brusco aumento da competitividade. Pois, assim como as relações estão mais estreitas, os países também ficam expostos a mudanças bruscas e sujeitos a freqüentes desajustáveis, como o grande desemprego que hoje atinge o nosso país.

Muda o mercado, muda o profissional

Com o aumento do desenvolvimento da tecnologia, principalmente após a segunda metade do século XX, alguns trabalhos foram extintos e outros se modificam e se modernizam. Apesar se ter se intensificado bastante nos últimos anos, este não é um fenômeno recente, ele acontece desde os primórdios da humanidade, onde as formas de produção evoluem e o homem estar constantemente se adaptando ás novas tarefas.


Profissões se transformaram

Vejamos: uma das profissões mais antigas, a marcenaria, há muitos séculos vem sofrendo transformações com a substituição do trabalho braçal por ferramentas rudimentares, por equipamentos manuais mais modernos e, mais recentemente, por máquinas de última geração.
No caso do marceneiro moderno, ele teve que prender a operar novos equipamentos, teve que ampliar seus conhecimentos e a diversificá-los, teve também que dominar novas técnicas para executar o mesmo trabalho. Isso chamamos de reciclagem.
Podemos citar o exemplo dos caixas eletrônicos que hoje tomam conta das agências bancárias. Com a necessidade de menos funcionários nos caixas, as agências utilizam os bancários para funções internas do banco. Então, esses profissionais tiveram que se reciclar, aprender novas habilidades, para se adaptar ás novas funções.

Profissionais se reciclam

O que é reciclagem profissional, esta palavra tão usada atualmente? Como o tipo de trabalho muda, o profissional precisa estar em constante aprendizado para se adaptar ás novas situações e para poder disputar vagas em pé de igualmente com um número grande de candidatos.
Se não fizer curso de informática, jamais irá conseguir operar um computador. Como vimos no caso do marceneiro, podemos perceber que hoje em dia até mesmo profissões que existem há muitos anos, como é o caso dos garçons, secretárias, mecânicos, eletricistas.

Diversificando atividades

Por isso tudo, tanto o profissional que pretende ingressar no mercado de trabalho, como o que já esta nele, precisa estar sempre se atualizando, aprendendo múltiplas tarefas, diversificando suas atividades e seu ramo de conhecimento, para ter novas oportunidades e para estar apto e dar conta das novas funções.

Nenhum comentário: