quarta-feira, 26 de setembro de 2007

MOMENTO DE AMADURECER

Onde procurar vagas?

No setor público, alunos dos cursos de Administração e direito são os mais requisitados. Ainda há vagas para estudantes do ensino médio em áreas de atendimento e de auxilio nas partições. Na iniciativa provida, as vagas estão concentradas em três áreas: administração, tecnologia e direito.

O que vestir?

Deixe de lado as roupas com que você vai para o colégio e para universidade opte por trajes adultos como camisa calça social (homens) e terninhos (mulheres) ajeite o cabelo, faça as unhas faça a barba e sente-se com postura reta na cadeira. Você esta sendo observado em todos esses detalhes.

O que dizer?

Não use gírias e preste atenção no português, um escorregão na conjunção de um verbo pode levar o recrutador a ter dúvidas quanto a sua capacidade de escrever um bilhete ou um e-mail corretamente. Quando perguntado sobre por que está procurando estágio diga que quer entrar no mercado de trabalho e aprender bastante.Jamais diga que está ali porque sua mãe mandou.

O que escrever no currículo?

Antes de mais nada, sempre diga a verdade. Forneça todos os seus contatos, como endereço e telefone, e informe onde você estudou. Se você tiver curso de línguas estrangeiras, mencione no currículo. Experiências com trabalho em equipe, como participação de grêmios estudantis ou em competições esportivas, são elevantes, mas não se preocupe demais com o que está escrito no papel. Os especialistas dizem que você será avaliado por seu comportamento. Eles sabem que você tem experiência profissional.

Que tipo de empresa procura?

Empresas grandes, em geral, têm programas de estágio bem estruturados. Mas dificilmente você ganhará responsabilidades importantes, e as chances de ascensão rápida são pequenas. Se você tem pressa para arranjar um emprego e subir a postos importantes, talvez seja melhor procurar empresas pequenas.

Quais são os direitos de estagiários?

Quando o contrato for de estágio remunerado, a empresa deve pagar uma bolsa. Você não terá férias, FGTS, nem 13º salário. Os contratos são de seis meses e podem ser renovadas três vezes, totalizando 24 meses (ou dois anos) de estágio. O horário de trabalho é de seis horas diárias para quem está no ensino médio e cursos técnicos e de oito horas para estudantes universitários. No serviço público, secundaristas trabalham até quatro horas por dia, e estagiários de nível superior têm jornada de seis horas.



FONTE: ZERO HORA DIA: 2 de setembro 2007

Nenhum comentário: