quarta-feira, 26 de setembro de 2007

INJUSTIÇA NA SELEÇÃO

Pra muitos candidatos é nessa frase que acaba o sonho de ingressar no mercado de trabalho.O que muitos não sabem é que, por trás dessa desculpa, pode haver discriminação.
Raça, idade, aparência, e ate mesmo o nome limpo ou sujo na praça estão sendo usados por algumas empresas como um funil na hora de contratar funcionários, o que é proibido por lei.
Se o funcionário terá que lidar com o computador, talvez seja necessário um curso de informática. Por causa da aparência, a pessoa perde a chance de ser conhecida e de convencer por seus atributos profissionais.No entanto, a dirigente diz que as contratações sempre envolverão uma variável subjetiva que é a empatia.
A Delegacia Regional do Trabalho o órgão recebe por mês a média de 37 a 40 denúncias ligadas à descriminação. A multa prevista para a empresa, quando configurado o preconceito, equivalente a 10 vezes o maior salário pago pelo estabelecimento.É proibido publicar anúncios de emprego em que haja referência a sexo e idade, a não ser que a profissão exija como trabalhos que necessitam de muita força física.

Nota retirada do jornal Zero Hora.
Injustiça na seleção

Nenhum comentário: